quarta-feira, 21 de abril de 2010

Sobre dados, plágio e a nova enquete

A décima terceira edição contou com 18 postagens e 61 comentários (pelo menos até agora, dia 21 de abril). Sendo que o post mais comentado foi o do Paulo Finatto intitulado “Sou intelijente demais para vossê” com 14 comentários. Cinco novos participantes entraram, espero que continuem conosco.

Do dia cinco de abril até o dia 20, período de duração da décima terceira edição da Postagem Temática, foram computados 500 acessos ao blog e cerca de 200 visitantes únicos. São também 833 “pageviews” (quer dizer número de páginas clicadas) vindos de 37 cidades do País. O top dez de cidades que mais nos visitaram é encabeçado por Porto Alegre (310 visitas), Belo Horizonte (43), São Paulo (22), Teresópolis (16), Brasília (15), Canoas (14), Pelotas (11), Caxias do Sul (10), Rio de Janeiro (8) e Blumenau (6).

O modo como os nossos leitores chegam até o Sintonizados é disparado o por outras fontes que nos citam (a cor azul no gráfico), como o twitter e o link dos blogs que participam. Prova que a força desse projeto está realmente na ideia do canal de comunicação, de agregar blogs e transitar por eles. E é justamente por causa disso que peço para que os participantes linkem o Sintonizados no final do post temático e também na sua lista de blogs favoritos. O twitter foi responsável por 73 das pessoas que entraram durante os 15 dias, enquanto o Orkut apenas 23. 57 pessoas digitaram o Sintonizados direto na barra de endereço para entrar no blog (A cor verde no gráfico). Agora, no decorrer do período já citado, a maioria dos acessos veio dos blogs que participam e linkam o Sitonizados na sua lista. O top 10 de blogs que mais nos citaram é composto pelo do Gregory Gaboardi (49), seguido pelo do Rafael Gloria (35), o da Rosana Tibúrcio (30), o do Antônio de Mattos (24), o da Leila Ghiorzi (17), o do Taffarel Brant (15), o da Gabriela Antunes (10), o do Demétrio Pereira (9), o do Paulo Finatto (8) e o da Pricilla Soares (8). Todos esses dados foram retirados do Google Analytics.

Como escrevi mais cedo no twitter, agora pretendo esclarecer essa história de plágio. A Gabriela Antunes me procurou há uns dias relatando que um blogueiro havia copiado textos dela descaradamente, sem citar a fonte. Ela me passou o link (www.espatifar.blogspot.com) e realmente vi os posts iguais. Sem trocar uma palavra, nem nada. Ela comentou lá e pediu para que ele retirasse ou, ao menos, creditasse os textos. Logo em seguida ele excluiu o blog. Serve de alerta para todos nós: a Internet é realmente ótima para se fazer conexões, ou publicar os seus textos, mas é muito fácil dar o CRTL + C e CRTL +V. Não sei que medidas poderiam ser tomadas, mas vou procurar me informar sobre alguma espécie de proteção, de Copyright para blogs.

Alguém saberia de algum modo de se defender contra o plágio descarado de blogueiros sem criatividade?

Estou postando a enquete agora, que durará cinco dias, no final dela colocarei o editorial explicando para as pessoas como elas podem participar do projeto. Amanhã tem perfil da Leila Ghiorzi sendo publico também.

Grande abraço!

2 comentários:

  1. Como assim, tudo que eu faço taí?
    MedAAAA!!! rs

    Inda bem que plágio não é comigo.

    Aliás, sou orientadora acadêmica, e brava, ai dos meus orientandos que copiam sem citar fonte.

    A Lei de Direitos Autorais deve abranger esse tipo de delito.
    Vou pesquisar e te conto.

    ResponderExcluir
  2. sobre o plágio..
    aconteceu o mesmo comigo. o mesmo.
    a cópia, o comentário, a exclusão.
    semana passada.
    assim que eu tiver um tempinho vou até fazer um post sobre isso e contar melhor o que houve.

    ResponderExcluir