O modo como os nossos leitores chegam até o Sintonizados é disparado o por outras fontes que nos citam (a cor azul no gráfico), como o twitter e o link dos blogs que participam. Prova que a força desse projeto está realmente na ideia do canal de comunicação, de agregar blogs e transitar por eles. E é justamente por causa disso que peço para que os participantes linkem o Sintonizados no final do post temático e também na sua lista de blogs favoritos. O twitter foi responsável por 73 das pessoas que entraram durante os 15 dias, enquanto o Orkut apenas 23. 57 pessoas digitaram o Sintonizados direto na barra de endereço para entrar no blog (A cor verde no gráfico). Agora, no decorrer do período já citado, a maioria dos acessos veio dos blogs que participam e linkam o Sitonizados na sua lista. O top 10 de blogs que mais nos citaram é composto pelo do Gregory Gaboardi (49), seguido pelo do Rafael Gloria (35), o da Rosana Tibúrcio (30), o do Antônio de Mattos (24), o da Leila Ghiorzi (17), o do Taffarel Brant (15), o da Gabriela Antunes (10), o do Demétrio Pereira (9), o do Paulo Finatto (8) e o da Pricilla Soares (8). Todos esses dados foram retirados do Google Analytics.
Como escrevi mais cedo no twitter, agora pretendo esclarecer essa história de plágio. A Gabriela Antunes me procurou há uns dias relatando que um blogueiro havia copiado textos dela descaradamente, sem citar a fonte. Ela me passou o link (www.espatifar.blogspot.com) e realmente vi os posts iguais. Sem trocar uma palavra, nem nada. Ela comentou lá e pediu para que ele retirasse ou, ao menos, creditasse os textos. Logo em seguida ele excluiu o blog. Serve de alerta para todos nós: a Internet é realmente ótima para se fazer conexões, ou publicar os seus textos, mas é muito fácil dar o CRTL + C e CRTL +V. Não sei que medidas poderiam ser tomadas, mas vou procurar me informar sobre alguma espécie de proteção, de Copyright para blogs.
Alguém saberia de algum modo de se defender contra o plágio descarado de blogueiros sem criatividade?
Estou postando a enquete agora, que durará cinco dias, no final dela colocarei o editorial explicando para as pessoas como elas podem participar do projeto. Amanhã tem perfil da Leila Ghiorzi sendo publico também.
Grande abraço!
Como assim, tudo que eu faço taí?
ResponderExcluirMedAAAA!!! rs
Inda bem que plágio não é comigo.
Aliás, sou orientadora acadêmica, e brava, ai dos meus orientandos que copiam sem citar fonte.
A Lei de Direitos Autorais deve abranger esse tipo de delito.
Vou pesquisar e te conto.
sobre o plágio..
ResponderExcluiraconteceu o mesmo comigo. o mesmo.
a cópia, o comentário, a exclusão.
semana passada.
assim que eu tiver um tempinho vou até fazer um post sobre isso e contar melhor o que houve.